Psicopedagogia Institucional


A estrutura presencial do curso de Especialização
em Psicopedagogia Institucional prevê a integralização de 8 disciplinas teóricas e práticas, no total de 360 horas a serem cumpridas, no máximo, em 2 semestres, sendo a última em forma de seminário, destinada a capacitar o candidato a redigir a Monografia de Conclusão de Curso.
Somam-se a estas disciplinas mais 4 Atividades Complementares, cujo número de horas necessárias ao seu cumprimento será estabelecida em função de cada pós-graduando. A carga horária utilizada nestas atividades não figura no total das 360 horas exigidas pelas Normas dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu. Tratam-se, portanto, de atividades destinadas à melhor formação do futuro especialista.
As aulas teóricas serão realizadas em finais de semana e as aulas e atividades práticas serão flexibilizadas de acordo com a disponibilidade dos candidatos ao título de Especialista.
As disciplinas constituintes da grade curricular são compostas de 45 horas cada uma, distribuídas entre 20 horas de aulas teóricas e mais 25 horas de atividades práticas.
Ao iniciar um Curso, procure se familiarizar com a estrutura do mesmo e com os procedimentos e exigências da instituição. Visite o item Normas e Orientações para Conclusão de Curso.


DISCIPLINAS

PG 01
Metodologia da Pesquisa Científica e Universitária
PG 02
Fundamentos Teóricos de Psicologia
PG 03
Fundamentos Teóricos de Psicopedagogia
PG 04
Linguagem, Psicanálise e Conhecimento
PG 05
Trabalho Psicopedagógico e Educação Especial Inclusiva
PG 06
Literatura Infanto-juvenil como instrumento psicopedagógico
PG 07
Psicopedagogia e Aprendizagem
PG 08
Teoria e Prática do Trabalho de Conclusão de Curso


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

PG 09 – Pesquisa Bibliográfica
PG 10 – Leitura individual ou em grupo
PG 11 – Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
PG 12 – Estágio Psicopedagógico


ESTE CURSO

A oferta do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional pelo CEDAP, com a chancela da Faculdade São Luís de França, justifica-se a partir da necessidade de melhor formação especializada dos profissionais de nível superior da região. Tendo como público alvo, de um lado, terapeutas e do outro, professores de ensino fundamental e médio, as disciplinas ministradas oferecem importantes subsídios aos docentes e candidatos a docentes de nível superior.
As aulas teóricas serão concentradas em módulos intensivos ministrados em oito finais de semanas, vi-sando a facilitar a inscrição e a freqüência dos profissionais que durante a semana desempenham suas funções em tempo integral. Já as atividades práticas serão equacionadas durante as três semanas seguintes, de acordo com as disponibilidades dos participantes. Outras informações poderão ser solicitadas à professora Moanna Seixas, Vice-Diretora acadêmica do CEDAP, pelo e-mail vicecedap@ymail.com ou pelo telefone (77) 8101-7587.
Os estudos da Psicopedagogia Institucional e, ainda, a inclusão de alunos especiais como meta desses estudos são exigências contemporâneas das instituições mais qualificadas, o que requer a formação continuada de profissionais de nível superior. Atento a esta problemática, o CEDAP e da Faculdade São Luís de Françao oferecem um curso de Especialização que privilegia a discussão e a compreensão desse importante e fecundo campo de trabalho para a saúde do psiquismo e para educação brasileira.
O curso visa a oferecer oportunidade altamente especializada a profissionais de nível superior, no sentido de inovar os seus conhecimentos.
Pretende também desenvolver e estimular métodos e práticas de trabalho na sala de aula a partir de pesquisas desenvolvidas pelo grupo, após o domínio de normas de elaboração do trabalho acadêmico e seus fundamentos práticos.


Vagas limitadas. Reserve já a sua.

A oferta é de 40 vagas para uma turma. As inscrições serão feitas mediante preenchimento de formulário adequado, anexado aos seguintes documentos:
a) Fotocópia do diploma e do histórico escolar.
b) Fotocópia da cédula de identidade.c) Fotocópia do CIC, do Titulo Eleitoral e Quitação Militar
d) Dados curriculares e 2 fotos 3x4
A seleção dos inscritos será realizada pelo sistema classificatório, mediante avaliação dos dados de cada candidato, até o preenchimento das vagas oferecidas.

Contatos e informações com a Vice-Diretora,
professora Moanna Brito Seixas:
Telefone: (77) 8101-7587

vicecedap@ymail.com
brumadocedapp@ymail.com


OUTROS ENDEREÇOS

Visite outros endereços referentes ao nosso trabalho.
O site da Faculdade São Luís de França:
http://www.fslf.com.br/

O site de Jornada, revista online Cedap:

http://jornadaonline.blogspot.com/



QUALIDADE COMO MARCA

O diferencial dos cursos de Pós-Graduação presenciais oferecidos na Bahia pela Faculdade São Luís de França e coordenados pelo Cedap está na alta qualificação científica do corpo docente, constituído, basicamente, por Doutores e Mestres das principais Universidades Públicas do País.

O mercado de trabalho exige dos melhores profissionais uma qualificação diferenciada. Escolha bem o Curso de Especialização que você quer fazer e veja quem são os professores. Somente um corpo docente de alta qualidade pode proporcionar um ensino capaz de responder aos seus anseios e, ao mesmo tempo, às exigências cada vez maiores das instituições que buscam profissionais de conceito e qualidade.

Hoje, não é necessário apenas um título de pós-graduação para abrir as portas do presente e do futuro, é preciso ver a qualidade do curso escolhido. Por isso, o CEDAP estabeleceu convênio com Faculdade São Luís de França com a finalidade de oferecer uma educação continuada que forme, informe e qualifique os melhores especialistas. Você pode ter o melhor ensino de pós-graduação em algumas regiões da Bahia. O cuidado da escolha é tudo.


NOSSOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

A oferta de Cursos de Especialização, reconhecidos pelos órgão federais do país, justifica-se a partir da necessidade de melhor formação especializada dos professores licenciados de importantes regiões do Estado da Bahia, levando em conta a diversidade da sua população e o processo de formação da sua identidade cultural. Tendo como público alvo os professores de ensino fundamental e médio, o curso oferece importantes subsídios aos docentes e candidatos a docentes de nível superior.

As aulas teóricas serão concentradas em finais de semana, visando a facilitar a inscrição e a freqüência dos professores e de outros profissionais de áreas correlatas que em outros dias desempenham suas funções em tempo integral. Já as atividades práticas serão equacionadas de acordo com as disponibilidades dos participantes.


OBJETIVOS

Os Cursos de Especialização promovidos pelo CEDAP, com a responsabilidade acadêmica da Faculdade São Luís de França , têm por objetivo geral oferecer aos docentes e candidatos a docentes universitários tanto formação quanto informação crítica, com vistas ao melhor desempenho das atividades em sala de aula.

Apresentando-se a oportuna condição da Faculdade São Luís de França estender o seu trabalho inovador e persistente aos docentes do Estado da Bahia, mediante a atuação conjunta com o CEDAP, objetiva-se divulgar o trabalho de construção de um ensino novo e formulado a partir do respeito à identidade do educando.

Visa ainda a oferecer oportunidade altamente especializada a profissionais de nível superior, no sentido de inovar seus conhecimentos. Objetiva também ressaltar para os docentes a importância da formação cultural do aluno como elemento motivador da construção do conhecimento. Pretende desenvolver e estimular métodos e práticas de trabalho na sala de aula a partir de pesquisas iniciadas pelo grupo, após o domínio de normas de elaboração do trabalho acadêmico e dos seus fundamentos práticos.