Cleonice Berardinelli, nova imortal da Academia Brasileira, aos 93 anos

Na foto, Dona Cleonice, em evento universitário na Bahia, acompanhada pelo coordenador de cursos do Cedap, Cid Seixas.


A Doutora Cleonice Berardinelli, considerada e respeitada como grande estudiosa da Literatura Portuguesa no Brasil, foi eleita, no dia 16 de dezembro, imortal da Academia Brasileira de Letras. A nova acadêmica tem 93 anos e ainda dá aulas na PUC do Rio de Janeiro.

"Eu não cobicei este posto, mas estou felicíssima", disse depois de ser parabenizada pelo presidente da ABL, Cícero Sandroni, que fez a comunicação formal em nome da Academia.

Ela vai ocupar a cadeira número oito fundada por Alberto de Oliveira, vaga desde a morte do escritor Antônio Olinto, em setembro. Dona Cleonice, como é carinhosamente chamada por seus alunos e amigos, recebeu 30 votos contra 9 do outro candidato, o jornalista e ex-ministro Ronaldo Costa Couto.

Cleonice Berardinelli é formada em Letras pela USP e pertenceu a turma dos primeiros profissionais diplomados neste área no Brasil. Professora emérita de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora Honoris Causa da Universidade de Lisboa, fez parte de uma das mais importantes gerações de professores, ao lado de nomes como Manuel Bandeira, Alceu Amoroso Lima, Celso Cunha e outros.
O site da Academia, na internet, registrou o fato com a seguinte notícia:

CLEONICE BERARDINELLI É A NOVA
TITULAR DA CADEIRA Nº8 DA ABL

A Academia Brasileira de Letras escolheu no dia 16 de dezembro, a Professora Cleonice Berardinelli, como a 6ª ocupante da Cadeira nº 8, vaga desde 17 de setembro último com a morte do Acadêmico Antonio Olinto.

Logo no primeiro escrutínio, a candidata eleita recebeu 30 votos. Seu concorrente, o jornalista e ex-ministro Ronaldo Costa Couto, recebeu 9.

A Cadeira nº 8 foi fundada por Alberto de Oliveira, que escolheu como patrono Cláudio Manoel da Costa. Foi ocupada sucessivamente por Oliveira Viana, Austregésilo de Athayde, Antonio Callado, e Antonio Olinto.

Cleonice Berardinelli nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1916. É graduada em letras neolatinas pela Universidade de São Paulo (1938) e livre docente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1959), com a tese Poesia e Poética de Fernando Pessoa.

Especialista em Camões e Fernando Pessoa, Cleonice Berardinelli é professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consultora ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

É acadêmica correspondente brasileira da Academia das Ciências de Lisboa desde 27 de novembro de 1975.

Entre seus livros, destacam-se: Estudos Camonianos (1973), Obras em Prosa: Fernando Pessoa (1986), A passagem das horas de Álvaro de Campos (1988),
Poemas de Álvaro de Campos (1990) e Fernando Pessoa: outra vez te revejo...(2004).