Psicologia da Educação


O Curso de Especialização na área de concentração em Psicologia da Educação tem por objetivo geral oferecer aos profissionais da área psi e aos professores de nível superior tanto formação quanto informação crítica, com vistas ao melhor desempenho das atividades em sala de aula e em instituição responsável pelo trabalho pedagógico.

Apresentando-se a oportuna condição da Faculdade São Luís de França, sediada em Aracaju, levar o seu trabalho inovador e persistente aos docentes do vizinho Estado da Bahia, mediante a atuação conjunta com um organismo não governamental de Pesquisa, o CEDAP, objetiva-se divulgar o trabalho de construção de um ensino novo e formulado a partir do respeito à identidade do educando.

Visa ainda a oferecer oportunidade altamente especializada a profissionais de nível superior, no sentido de inovar seus conhecimentos.
Pretende desenvolver e estimular métodos e práticas de trabalho na sala de aula a partir de pesquisas desenvolvidas pelo grupo, após o domínio de normas de elaboração do trabalho acadêmico e seus fundamentos práticos.


A estrutura do curso prevê a integralização de 360 horas divididas em 08 (oito) disciplinas teóricas e práticas, sendo, pelo menos, uma em forma de seminário, destinada a capacitar o candidato a redigir o TCC ou Trabalho de Conclusão de Curso. Além destas 360 horas mínimas, estabelecidas pelo MEC, a Faculdade oferece 4 (quatro) atividades práticas e optativas de natureza complementar. As atividades práticas, de caráter individual ou grupal, não têm número de horas pré-estabelecido nem conta na carga horária mínima da Especialização, pevista pelo Ministério da Educação, servindo para complementar a boa formação do futuro especialista.



Disciplinas obrigatórias:

PG 01
Metodologia da Pesquisa Científica e Universitária
PG 02
Linguagem, Psicanálise e Conhecimento
PG 03
Psicopedagogia e Aprendizagem
PG 04
Trabalho Psicopedagógico e Educação Especial Inclusiva
PG 05
Infância, Educação e Cultura
PG 06
Aspectos Sócio-Culturais da Psicologia e da Educação
PG 07
Fundamentos da Leitura e da Escrita
PG 08
Teoria e Prática do Trabalho Científico


Atividades Complementares:

PG 09

Pesquisa Bibliográfica
PG 10

Estrutura de Artigo Científico
PG 11

Leitura Individual ou em Grupo
ou
PG 12

Estágio em Psicologia da Educação


EMENTAS E DADOS DAS DISCIPLINAS
E ATIVIDADES COMPLEMENTARES


Disciplinas:

PG 01 – Metodologia da Pesquisa Científica e Universitária
45 horas (20 teóricas e 25 práticas)
Métodos e práticas da pesquisa científica no contexto universitário, esboçados ou desenvolvidos pelo grupo e aplicados à atividades em sala de aula. Normas de elaboração do trabalho acadêmico e seus fundamentos teóricos e práticos.

PG 02 – Linguagem, Psicanálise e Conhecimento
45 horas (20 teóricas e 25 práticas)
A teoria freudiana como instrumento auxiliar nos processos de relação entre educador e educando na instituição escolar, tomando como instrumento mediador a linguagem verbal. Aspectos da linguística e da filosofia da linguagem. A língua como forma de conhecimento. Introdução ao pensamento de Freud e ao conceito de inconsciente. Psicanálise como anti-educação.

PG 03 – Psicopedagogia e Aprendizagem
45 horas (20 teóricas e 25 práticas)
Estudo dos mecanismos de aprendizagem e das teorias psicológicas referentes à questão. Conceitos de psicologia, psicopedagogia e teorias da aprendizagem. O Psicopedagogo como profissional capaz de contribuir para a melhora dos processos de aprendizagem. Análise de referências que fundamentam a Educação na perspectiva da diversidade e do mundo contemporâneo.

PG 04 – Trabalho Psicopedagógico e Educação Especial Inclusiva
45 horas (20 teóricas e 25 práticas)
Os estudos da Psicologia e da Psicopedagogia Institucional e suas contribuições à inclusão de alunos especiais como sujeitos do conhecimento. Espaços inclusivos para alunos portadores de necessidades educacionais especiais; formação de educadores e conceito de deficiência mental com vistas ao fortalecimento de uma consciência crítica do profissional de educação para o exercício da prática pedagógica com base na Psicologia e nas novas correntes da Psicopedagogia.

PG 05 – Infância, Educação e Cultura
45 horas (20 teóricas e 25 práticas)
A configuração do mundo da criança, sua especificidade e sua inserção no mundo da cultura, ou da sociedade, através da educação.

PG 06 – Aspectos sócio-culturais da Psicologia
45 horas (20 teóricas e 25 práticas)
Visão geral, ou em perspectiva, da Psicologia da Educação, tendo por base seus diversos momentos do ponto de vista histórico. Compreensão da Psicologia da Educação e seu papel social.

PG 07 – Fundamentos da Leitura e da Escrita
45 horas (20 teóricas e 25 práticas)
A leitura e a escrita como instrumentos de educação da criança. Compreensão do processo de inserção do educando no mundo la língua, através do ato da leitura e da escrita.

PG 08 – Teoria e do trabalho Científico
45 horas (20 teóricas e 25 práticas)
Introdução teórica à preparação de trabalho científico em Psicologia da Educação. Discussão orientada de projetos, formulação de modelos e escolha do corpus de trabalho, incluindo a delimitação do tema. Teoria e prática de redação de um TCC, sob forma de Artigo Científico.


Atividades Complementares:

A carga horária destas atividades será estabelecida de acordo com a necessidade de cada aluno, não figurando no total mínimo de 360 horas previstas pelo curso.

PG 09 – Pesquisa bibliográfica
Atividade prática de natureza complementar, destinada a reforçar o aproveitamento do estudante de pós-graduação e a instrumentar o futuro especialista a compreender questões da sua área de conhecimento.

PG 10 – Estrutura de artigo científico
Atividade prática de natureza obrigatória, cujo objetivo é buscar esquemas e práticas que possibilitem a estruturação e a redação da Monografia Final de Especialização.

PG 11 – Leitura individual ou em grupo
Atividade prática de natureza complementar, com o objetivo de aprofundar questões levantadas durante as disciplinas cursadas.

PG 12 – Estágio em Psicologia da educação
Atividade prática de natureza obrigatória, objetivando o aprimoramento do profissional e possibilitando um trabalho específico na área de Psicologia da Educação, avaliada com base no relatório do estagiário.

.................. Entrada lateral do campus da Faculde São Luís.


CONTATOS E INFORMAÇÕES
DO CEDAP

Diretor-Coordenador: Cid Seixas
cidseixas@yahoo.com.br
Telefone: (71) 3452-8971

Vice-Diretora: Profa. Moanna Seixas
vicecedap@ymail.com
Telefone: (77) 8101-7587

Secretária Acadêmica: Profa. Simone Fraga
cedapsecretaria@ymail.com
Telefone: (71) 3241-2668

Assessora para Região Sudoeste: Dra. Hanna Brito
brumadocedapp@ymail.com
Telefone: (77) 8109-3800


A FACULDADE SÃO LUÍS

A Faculdade São Luís de França, com sede na Rua Laranjeiras 1838, Bairro Getúlio Var­gas, em Aracaju, é um estabelecimento particular de ensino superior, cuja entidade mantenedora é a Sociedade Educacional e Cultural Sergipe Del Rey S/S Ltda. A Instituição tem seu Contrato Social registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob o n° 17.354 em 09.07.98, do livro A/31 às fls. 77, Cadastro Geral de Contribuintes, CGC,
32 728 800/0001-10 e Inscrição Municipal 05/164-8.

A área de Administração teve o funcionamento autorizado através da Portaria Ministerial nº 2.067 de 31 de outubro de 1997 e o Reconhecimento através da Portaria 794 de 22 de março de 2002, do Ministério da Educação.

A área de Pedagogia foi autorizada a funcionar através da Portaria nº 137 de 1º de fevereiro de 2001 e foi reconhecida pela Portaria nº 3.968 de 14 de novembro de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 17.11.05.

Já a área de Letras, a mais recente da instituição, foi autorizada pelo Ministério da Educação através da Portaria n.º 394, de 28 de maio de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 29/5/08.

Administrada segundo o seu Regimento Interno e a legislação do ensino superior em vigor, a Faculdade São Luis tem como objetivos:

I. Formar profissionais e especialistas de nível superior;
II. Realizar pesquisas e estimular atividades criadoras;
III. Estender o ensino e a pesquisa à comunidade, mediante cursos e serviços especiais;
IV. Oferecer oportunidades de atualização nos diversos campos do conhecimento, através de técnicas correspondentes aos cursos ministrados.

A oferta do Curso de Especialização na área de concentração em Psicologia da Educação justifica-se a partir da necessidade de melhor formação especializada dos profissionais e docentes da região, levando em conta a diversidade da sua população e o processo de formação da sua identidade cultural. Tendo como público alvo os professores de ensino fundamental e médio, psicólogos e outros profissionais de áreas correlatas, o curso oferece importantes subsídios aos docentes e candidatos a docentes de nível superior, além de uma abordagem e do correspondente treinamento no campo da psicopedagogia.

Enquanto a Faculdade São Luis de França, na qualidade de instituição de nível superior já respeitada, reúne as condições legais para ministrar cursos de tal natureza, o CEDAP, Centro de Editoração e Apoio á Pesquisa, pela seu caráter de organização voltada para a pesquisa, contando em sua diretoria com doutores, mestres e especialistas, tem plenas condições de coordenar as aulas e atividades do curso.