Saúde Mental


A estrutura do curso de especialização em Saúde Mental prevê a integralização de 8 disciplinas teóricas e práticas, perfazendo um total de 360 horas a serem cumpridas em dois semestres, além de atividades complementares ou extraclasse, sem carga horária estabelecida.

As Disciplinas constituintes da grade curricular são compostas de 45 horas cada uma, distribuídas entre 20 horas de aulas teóricas e mais 25 horas de atividades práticas, conforme o elenco constante do interior deste material de divulgação.


DISCIPLINAS

PG 01
Metodologia da Pesquisa Científica
e Universitária
PG 02
História das Políticas Nacionais
de Saúde Mental
PG 03
Psicologia do Desenvolvimento
PG 04
Conceito e Diagnóstico de Dependência
PG 05
Educação Especial
e Deficiência Mental
PG 06
Transtornos Mentais e Comportamentais
PG 07
Saúde, Família e Sofrimento
PG 08
Princípios de Tanatologia

O CURSO

Os estudos mais atuais dos problemas de Saúde Mental apontam a necessidade de formação interdisciplinar de profissionais das diversas áreas de atuação com a competência exigida para auxiliar no acompanhamento do indivíduo e da família. Atentos a esta problemática, o CEDAP e a Faculdade São Luís de França oferecem um curso de Especialização que privilegia a discussão e a compreensão desse importante e fecundo campo de trabalho para a saúde pública.

O curso visa a oferecer oportunidade especializada a profissionais de nível superior, no sentido de inovar os seus conhecimentos. Pretende também desenvolver e estimular métodos e práticas de trabalho na sala de aula a partir de pesquisas desenvolvidas pelo grupo, após o domínio de normas de elaboração do trabalho acadêmico e seus fundamentos práticos.
A oferta do Curso de Especialização em Saúde Mental, pelo CEDAP, justifica-se a partir do imperativo de melhor formação especializada dos profissionais de nível superior da região. A preparação de pessoal competente e sensível aos problemas da saúde psíquica do ser humano não só diminui a angústia de familiares e pessoas que convivem com os doentes, como também é um importante passo para solução dos problemas da saúde pública e individual.

As aulas teóricas serão concentradas em módulos intensivos ministrados em finais de semanas, uma vez por mês, visando a facilitar a freqüência de quem durante a semana desempenha funções em tempo integral. Já as atividades práticas serão equacionadas durante o período seguinte, de acordo com a disponibilidade dos participantes.

Outras informações poderão ser solicitadas à professora Moanna Seixas, Vice-Diretora do CEDAP, pelo telefone (77) 8101-7587 ou pelo e-mail
vicecedap@ymail.com.