Psicopedagogia e Educação Contemporânea


Com habilitação em:
(1) Psicopedagogia Institucional
(2) Psicologia da Educação


Psicopedagogia e Educação Contemporânea

Os alunos poderão optar por concentrar seus estudos e seu trabalho final em uma das duas habilitações: "Psicopedagogia Institucional" ou "Psicologia da Educação". A estrutura do curso prevê a integralização de 8 (oito) disciplinas teóricas e práticas, entre as 11 (onze) ministradas, além de 3 (três) atividades práticas de natureza complementar, entre as 4 oferecidas.

Entre as 11 disciplinas oferecidas, 5 são obrigatórias, de tronco comum para as duas opções ou habilitações (PG 01, PG 02, PG 03, PG 04 e PG 05). Entre as 6 optativas, 3 são específicas da opção em "Psicopedagogia Institucional" (PG 06, PG 07 e PG 08) e mais 3 dedicadas a opção em "Psicologia da Educação" (PG 09, PG 10 e PG 11).
Os concluintes que optaram por "Psicologia da Educação" devem cumprir as atividades PG 12, PG 13 e PG 14, enquanto aqueles com habilitação em "Psicopedagogia Institucional" devem cumprir as atividades PG 12, PG 13 e PG 15.

As atividades práticas, de caráter individual, não têm número de horas pré-estabelecido nem contam na carga horária das disciplinas de Especialização (360h), servindo para complementar a formação do futuro especialista.

Ao iniciar um Curso, procure se familiarizar com a estrutura do mesmo e com os procedimentos e exigências da instituição. Visite o item Normas e Orientações para Conclusão de Curso.


ELENCO DE DISCIPLINAS


Disciplinas obrigatórias:

PG 01
Metodologia da Pesquisa Científica e Universitária
PG 02
Linguagem, Psicanálise e Conhecimento
PG 03
Psicopedagogia e Aprendizagem
PG 04
Trabalho Psicopedagógico e Educação Especial Inclusiva
PG 05
Teoria e Prática do Trabalho de Conclusão de Curso

Disciplinas optativas de Psicopedagogia:

PG 06
Fundamentos Teóricos de Psicologia
PG 07
Fundamentos Teóricos de Psicopedagogia
PG 08
Literatura Infanto-Juvenil como Instrumento Psicopedagógico

Disciplinas optativas de Psicologia:

PG 09
Infância, Educação e Cultura
PG 10
Aspectos Sócio-Culturais da Psicologia e da Educação
PG 11
Fundamentos da Leitura e da Escrita

Atividades Complementares:

PG 12
Pesquisa Bibliográfica
PG 13
Estrutura de Monografia Final de Especialização
PG 14
Leitura Individual ou em Grupo
PG 15
Estágio em Psicopedagogia Institucional



EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS

PG 01
Metodologia da Pesquisa Científica e Universitária
Métodos e práticas da pesquisa científica no contexto universitário, esboçados ou desenvolvidos pelo grupo e aplicados à atividades em sala de aula. Normas de elaboração do trabalho acadêmico e seus fundamentos teóricos e práticos.

PG 02
Linguagem, Psicanálise e Conhecimento
A teoria freudiana como instrumento auxiliar nos processos de relação entre educador e educando na instituição escolar, tomando como instrumento mediador a linguagem verbal. Aspectos da linguística e da filosofia da linguagem. A língua como forma de conhecimento. Introdução ao pensamento de Freud e ao conceito de inconsciente. Psicanálise como anti-educação.

PG 03
Psicopedagogia e Aprendizagem
Estudo dos mecanismos de aprendizagem e das teorias psicológicas referentes à questão. Conceitos de psicologia, psicopedagogia e teorias da aprendizagem. O Psicopedagogo como profissional capaz de contribuir para a melhora dos processos de aprendizagem. Análise de referências que fundamentam a Educação na perspectiva da diversidade e do mundo contemporâneo.

PG 04
Trabalho Psicopedagógico e Educação Especial Inclusiva
Os estudos da Psicologia e da Psicopedagogia Institucional e suas contribuições à inclusão de alunos especiais como sujeitos do conhecimento. Espaços inclusivos para alunos portadores de necessidades educacionais especiais; formação de educadores e conceito de deficiência mental com vistas ao fortalecimento de uma consciência crítica do profissional de educação para o exercício da prática pedagógica com base na Psicologia e nas novas correntes da Psicopedagogia.

PG 05
Teoria e Prática do Trabalho de Conclusão de Curso
Introdução teórica ao trabalho monográfico em Psicopedagogia e Educação Contemporânea. Discussão orientada de anteprojetos, formulação de modelos e escolha do corpus de trabalho, incluindo a delimitação do tema. Artigo Científico como TCC de Especialização e Relatório Científico de Psicopedagogia.

PG 06
Fundamentos Teóricos de Psicologia
Abordagem propedêutica da Psicologia e das suas diversas teorias, com vista a uma sistematização do conhecimento sobre esta disciplina no seu estágio atual.
(* Disciplina específica para "Psicopedagogia Institucional")

PG 07
Fundamentos Teóricos de Psicopedagogia
Abordagem introdutória da Psicopedagogia e das suas diversas propostas teóricas, com vista a uma sistematização do conhecimento sobre esta disciplina no seu estágio atual. Perspectiva histórica e conceitual da dos estudos psicopedagógicos, tendo como eixo a dimensão sociocultural do educando: um paradigma do século 21.
(* Disciplina específica para "Psicopedagogia Institucional")

PG 08
Literatura Infanto-juvenil como instrumento psicopedagógico
O texto literário dirigido ao público jovem e à criança, visto como instrumento auxiliar da compreensão do educando e como recurso acessível ao Psicopedagogo.
(* Disciplina específica para "Psicopedagogia Institucional")

PG 09
Infância, Educação e Cultura
A configuração do mundo da criança, sua especificidade e sua inserção no mundo da cultura, ou da sociedade, através da educação.
(** Disciplina específica para "Psicologia da Educação")

PG 10
Aspectos sócio-culturais da Psicologia
Visão geral, ou em perspectiva, da Psicologia da Educação, tendo por base seus diversos momentos do ponto de vista histórico. Compreensão da Psicologia da Educação e seu papel social.
(** Disciplina específica para "Psicologia da Educação")

PG 11
Fundamentos da Leitura e da Escrita
A leitura e a escrita como instrumentos de educação da criança. Compreensão do processo de inserção do educando no mundo la língua, através do ato da leitura e da escrita.
(** Disciplina específica para "Psicologia da Educação")


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PG 12

Pesquisa bibliográfica
Atividade prática de natureza complementar, destinada a reforçar o aproveitamento do estudante de pós-graduação e a instrumentar o futuro especialista a compreender questões da sua área de conhecimento.

PG 13
Estrutura de Trabalho de Conclusão de Curso
Atividade prática de natureza obrigatória, cujo objetivo é buscar esquemas e práticas que possibilitem a estruturação e a redação do TCC e do Relatório de Especialização em Psicopedagogia.

PG 14

Leitura individual ou em grupo
Atividade prática de natureza complementar, com o objetivo de aprofundar questões levantadas durante as disciplinas cursadas.
(** Atividade específica para "Psicologia da Educação")

PG 15
Estágio em Psicopedagogia Institucional
Atividade prática de natureza obrigatória, objetivando o aprimoramento do profissional e possibilitando um trabalho específico na área de Psicopedagogia Institucional, avaliada com base no relatório do estagiário.
(* Atividade específica para "Psicopedagogia Institucional")